Este livro é fruto do encontro de resultados de dois projetos de pesquisa que foram concebidos de forma articulada, mas ganharam vida e ampliaram as possibilidades de compreensão do sindicalismo docente com os grupos de pesquisa em três universidades federais - Universidade Federal da Grande Dourados, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul e a Universidade Federal do Paraná. A articulação dos esforços dos grupos de pesquisa envolveram pesquisadores mais experientes, mestrandos e estudantes de iniciação científica. Estas articulações foram possíveis pelo encontro teórico e empírico dos pesquisadores e, certamente, pelo financiamento dos projetos de pesquisa nos editais do Conselho Nacional de Pesquisa (CNPq). As duas pesquisas que deram origem aos resultados aqui apresentados tinham como eixos analíticos, primeiro, os efeitos das mudanças na política de financiamento da educação no Brasil, principalmente os efeitos da política de fundos, FUNDEF e FUNDEB, no padrão de ação sindical; e, em segundo lugar, a própria estrutura sindical brasileira, seu funcionamento e a ação específica dos sindicatos docentes. As questões iniciais de pesquisa buscavam problematizar e ampliar o conhecimento sobre as prioridades e as particularidades da ação política dos sindicatos de professores no contexto de certa especialização da ação dos dirigentes no acompanhamento dos conselhos de acompanhamento e controle social do Fundef/Fundeb e em tantos outros espaços institucionais de negociação da política pública. A perspectiva de fazer isto em dois estados diferentes, com cidades de perfil econômico, social e educacional diferentes, pretendia contribuir para desvelar as peculiaridades da ação sindical no debate do financiamento da educação. O campo escolhido, Paraná e Mato Grosso do Sul, mostrou-se mais rico e complexo do que todas as expectativas iniciais. Assim, os projetos exigiram uma ampliação do escopo e das preocupações em questão. Este livro não pretende ser o relatório destas duas pesquisas, mas um recorte sobre os resultados mais fortes em termos do conhecimento sobre a organização da luta dos professores. Para isto, o livro está organizado em 8 capítulos, em que se propõe construir elementos para a reflexão sobre a prática sindical no Brasil e as especificidades do sindicalismo docente. Também se reflete sobre o cenário da política educacional em que a disputa sindical docente se faz e os contornos específicos da luta sindical em cidades da Região Metropolitana de Curitiba e do Mato Grosso do Sul.