A estrutura bemmarcada de todos os volumes, divididos em quatro unidades, cada uma com trêscapítulos, auxilia o professor no planejamento e execução das aulas. A coleçãoaborda conceitos importantes da Geografia, como lugar, paisagem, região eterritório, e desenvolve a alfabetização cartográfica de forma progressiva nosvolumes, respeitando o desenvolvimento cognitivo dos alunos. Os conteúdos sãoexplorados de modo a valorizar o conhecimento prévio dos alunos e a incentivara postura crítica e investigativa. Atividades que estimulam a escrita e aoralidade são apresentadas ao longo dos capítulos e ao final deles, favorecendoa sistematização dos conteúdos trabalhados e possibilitando que os alunosapliquem o que foi aprendido em outros contextos. O projeto visual, leve edivertido, apresenta recursos que destacam cada seção e valorizam asfotografias e as ilustrações, que dão suporte à compreensão dos conteúdostrabalhados. Todos os volumes têm material complementar: no 2º e 3º anos,cartonados e adesivos compõem jogos e complementos para a execução deatividades do livro; no 4º e 5º anos, miniatlas Geral e do Brasil,respectivamente, dão suporte ao desenvolvimento dos conteúdos tratados.;