O livro Abrindo Caminhos, Construindo Novos Espaços de Afirmação- ações afirmativas para a população negra brasileira na educação profissional e tecnológica apresenta sob o prisma da História da Educação três perspectivas A primeira é o diálogo com a História do trabalho no Brasil a fim de perceber os sujeitos participantes e construtores dessa História A segunda traz para o seio da discussão uma reflexão sobre o ensino profissionalizante e a inserção da juventude negra, sobretudo, nas escolas técnicas federais e, por último um debate histórico sobre as políticas públicas de ações afirmativas no Brasil e no mundo, especialmente na educação tecnológica Nesse passeio pela História do Brasil dos que trabalham, constroem e foram, são invisíveis, invisibilizados, mas também, dos que nunca trabalharam nem construíram e estão às vistas da História encontrei de bacharéis a mulheres e homens vendendo quitutes para ajudar a construir esta nação Vi as teorias eurocêntricas nortearem a educação sem considerar sua formação étnica e racial O resultado desse trabalho aqui para sua reflexão Afirmativas reflexões!