Entre 1948 e 1955, João Batista Vilanova Artigas e Carlos Cascaldi assinaram uma série de projetos arquitetônicos em Londrina, no norte do Paraná. Foram 12 trabalhos, com destaque para a Estação Rodoviária. Este livro registra essa produção com documentos, além de fotos e desenhos feitos especialmente para esta edição. O estudo de Juliana Suzuki mostra como as experiências em Londrina contribuíram para alçar o nome de Artigas entre os grandes expoentes da arquitetura moderna brasileira. Prefácio Lúcio Gomes Machado Sumário Agradecimentos Prefácio – Londrina, Patrimônio da Arquitetura brasileira – Lúcio Gomes Machado Introdução 1. O Modernismo e a Renovação da Arquitetura Brasileira Escola carioca, escola paulistaOs anos 1950Conflitos ideológicos2. A Arquitetura de Artigas Os Caminhos da arquitetura moderna e outros escritosA consolidação da linguagem3. Algumas Considerações sobre Londrina O surgimento da cidadeA arquitetura e o urbanismo de Londrina nos anos 19504. A Arquitetura de Artigas e Cascaldi em Londrina Estação Rodoviária (1948-1952)Edifício Autolon (1948-1951)Cine Ouro Verde (1948-1952)Casa da Criança (1950-1955)Vestiários do Lodrina Country Clube (1951)Residência Milton Ribeiro de Menezes (1952)Santa Casa de Londrina (1952-1955)Projetos não-construídosHospital de Londrina (1948)Ginásio de esportes para o Londrina Country Clube (1950)Posto Transparaná (1950)Posto de serviço para a sociedade Autolon – oficinas Chevrolet (1951)Estádio municipal de Londrina (1953)Referências Bibliográficas Bibliografia Fontes das Ilustrações