Que mudanças o computador e a Internet poderão imprimir em nosso meio? Que novas maneiras de pensar e de conviver estão sendo elaboradas no mundo das telecomunicações e da informática? É preciso compreender que a sucessão da oralidade, da escrita e da informática, como modos fundamentais de gestão social do conhecimento, não se dá por simples substituição, mas, antes, por complexificação e deslocamentos de centros de gravidade. O saber oral e os gêneros de conhecimento fundados sobre a escrita ainda existem e irão continuar existindo sempre. E, hoje, não estaria a Internet integrando, de uma maneira nova, oralidade e escrita? Uma outra relação com o texto e com a escrita não estaria sendo possibilitada pela Internet? São questões que se nos apresentam, e, diante delas e dos avanços mais recentes da Internet, não podemos ter uma visão pessimista.Maria Teresa Freitas, Sergio Roberto Costa e seus colaboradores apresentam, neste livro, os mais recentes resultados de uma pesquisa realizada ao longo de vários anos, com muita competência e rigor conceitual. Aqui, professores e educadores encontrarão novas pistas para compreender as atuais possibilidades interativas da linguagem e do conhecimento no mundo de hoje, sendo até mesmo instigados a refletir sobre a necessidade de criar práticas pedagógicas mais condizentes com a experiência que crianças, jovens e adultos enfrentam no cotidiano. Partindo de uma base conceitual sólida, pautada em resultados empíricos consistentes, os textos aqui reunidos oferecem ao educador os instrumentos que irão ajudá-lo a pensar e a criar uma educação voltada para um mundo que não cessa de trazer à tona o potencial criativo da humanidade como um desafio permanente.Que mudanças o computador e a Internet poderão imprimir em nosso meio? Que novas maneiras de pensar e de conviver estão sendo elaboradas no mundo das telecomunicações e da informática? É preciso compreender que a sucessão da oralidade, da escrita e da informática, como modos fundamentais de gestão social do conhecimento, não se dá por simples substituição, mas, antes, por complexificação e deslocamentos de centros de gravidade. O saber oral e os gêneros de conhecimento fundados sobre a escrita ainda existem e irão continuar existindo sempre. E, hoje, não estaria a Internet integrando, de uma maneira nova, oralidade e escrita? Uma outra relação com o texto e com a escrita não estaria sendo possibilitada pela Internet? São questões que se nos apresentam, e, diante delas e dos avanços mais recentes da Internet, não podemos ter uma visão pessimista.