Este livro, compreensivo, referendado e atualizado, apresenta de forma única e em primeira mão os mais importantes estudos longitudinais do apego. Especialistas da área apresentam diversos programas de pesquisa que aumentaram nosso conhecimento sobre relacionamentos iniciais na infância e seu papel na adaptação do indivíduo ao longo da vida. Os organizadores e colaboradores sintetizaram três décadas de análises e achados fundamentais, fornecendo perspectivas para análise da ciência, ao mesmo tempo em que permitiram raras reflexões sobre o processo de descobrimento científico. O livro começa com uma revisão dos fundamentos da pesquisa sobre apego, traçando as justificativas etológicas do trabalho seminal de John Bowlby e descrevendo o desenvolvimento dos modelos de trabalho interno. Os capítulos subseqüentes sobre cada estudo dão atenção especial às complexidades do acompanhamento do desenvolvimento ao longo do tempo e os desafios de traduzir teorias de construção em abordagens adequadas à idade. Os organizadores descrevem como se originaram seus projetos, como se desenvolveram e como suas perspectivas se alteraram conforme o trabalho prosseguiu. Associadamente, os achados aqui apresentados fornecem critérios vitais dos efeitos a longo prazo do relacionamento mãe-criança, do cuidado não materno, e de outras experiências iniciais. Os itens abordados incluem a estabilidade e a mudança das representações de apego ao longo da vida, conexões entre a segurança e temperamento do apego, e as implicações nos parceiros adultos. O capítulo conclusivo ressalta as contribuições destes estudos para o refinamento e expansão dos modelos originais de Bowlby e identifica as direções excitantes para pesquisas futuras. Este livro, que leva ao pensamento e reflexão, será lido com grande interesse por qualquer pessoa interessada no apego, incluindo pesquisadores e estudantes de psicologia clínica e do desenvolvimento, desenvolvimento humano e estudos familiares, assim como clínicos que trabalham com crianças e famílias. Também atuará como um texto altamente envolvente e informativo para cursos de nível de graduação.