Obra pioneira no Brasil, Os Teatros Bunraku e Kabuki: Uma Visada Barroca, de Darci Kusano, é produto de uma pesquisa, durante quatro anos, no Museu do Teatro da Universidade Waseda no Japão, isto é, o da constituição e do desenvolvimento do bunraku e do kabuki, e de uma instigante comparação com uma das expressões mais significativas do teatro europeu na mesma época, o Barroco. As artes irmãs, bunraku e kabuki, ao contrário do teatro clássico japonês, o aristocrático nô, representam o primeiro florescimento de uma cultura de origem genuinamente popular e a vertente barroca do teatro tradicional japonês. Em seu desenvolvimento, ao atingir a sua maturidade formal, o kabuki conjugou o impacto da bizarra maquiagem kumadori, do vestuário deslumbrante, da atuação extremamente estilizada e requintada e da arquitetura cênica revolucionária, gerando cenas de grande vibração emotiva e melodramática, em que tortura, vingança, lealdade, amor e morte criam os correspondentes nipônicos à cena shakespeariana, do palco espanhol da Idade de Ouro e do Teatro Barroco nas suas grandes manifestações ocidentais.