O processo de construção do conhecimento oriundo de atividades de ensino da Contabilidade fruto de vivências e interações tanto no plano individual quanto coletivo, se traduz neste livro, que se apresenta como um estímulo para estudantes e professores potencializarem seus saberes. Os conceitos e exemplos didáticos utilizados para a prática docente, nas atividades pedagógicas de ensino, revisão e fixação dos saberes, como também na pesquisa em seus conceitos, suas formatações e exemplos, organizados em um índice remissivo, permite aos usuários acesso direto às diversas referências temáticas, recebidas de mais de 20 pesquisadores e docentes estruturados em um ambiente de redes e laços. A dimensão do trabalho dos colaboradores permite que os estudiosos, ao consultarem os temas, seus conceitos, formatação e exemplos, vivenciem a riqueza multifacetada de várias experiências de estudos e pesquisas em contabilidade, agora disponibilizados em um mesmo plano de acesso. Manter contato com contribuições assim tão ricas, fruto do ambiente de redes e laços, funciona como um acionador cognitivo para novas pesquisas, novas propostas e novas contribuições. A ideia é que não só as disciplinas de metodologia de pesquisa, didática e pesquisa, prática da pesquisa, ambientadas na contabilidade, encontrem apoio útil neste livro, mas que este trabalho acadêmico venha oportunizar a todas as disciplinas constantes da grade curricular das Ciências Contábeis, muito mais pelo fato de representar as visões e as falas de um grupo de estudiosos da didática e da pesquisa aplicadas no ensino da Contabilidade.