Das atividades mais sofisticadas às mais simples, sempre existirá um dos dois tipos de Tecnologia da Informação: a aplicada ao produto e a aplicada ao processo, e este livro discute ambos os tipos de aplicação à luz da Metodologia DOMP™. Tratando-se de sistemas de informações, ainda persiste certa dicotomia entre a necessidade que pretensamente gerou o projeto de desenvolvimento do sistema e a solução final implantada. Ou seja, ainda é muito comum haver sistemas de um lado e processos de negócio do outro, quando na verdade o sistema deveria ter sido desenvolvido para apoiar os processos de negócio, tornando-os mais ágeis e produtivos. O autor discute, entre outros pontos, duas formas de desenvolver sistemas de informação em geral e, em particular, sistemas de informações gerenciais. São elas: a forma tradicional, que mostra ferramentas que têm por finalidade aumentar a eficácia da metodologia, e a nova forma de análise, baseada em três pontos fundamentais: a motivação estratégica, a motivação essencial e a motivação qualitativa (ISO 9000-3). Neste livro há também uma introdução bastante extensa sobre Business Process Management Systems, uma das mais novas ferramentas para automatizar processos de negócio. Há também uma introdução sobre Capability Maturity Model-Integrated (CMM-I), padrão de qualidade para desenvolvimento de software. Livro-texto para as disciplinas SISTEMAS ADMINISTRATIVOS e SISTEMAS DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS dos cursos de: Administração de Empresas, Análise de Sistemas, Ciência da Computação e afins. Leitura de atualização e reciclagem profissional para executivos e consultores.