Esta obra, EDUCAÇÃO E TIC- Relatos de Experiências, Processos Formativos e Práticas Educacionais, tem como objetivo difundir, nos países Luso-Brasileiro, as experiências construídas pelos pesquisadores do Brasil e de Portugal, afirmando que a escrita rompe com o universo análogo da oralidade e, partilha para tempos e espaços remotos, desconhecendo distâncias culturais e sociais, facultando o exercício de uma racionalidade mais aberta e plural, universalizante. Os organizadores, na apresentação desta coletânea, abrem espaços a Diálogos e Práticas Formativas sobre Educação e TIC no Cenário Luso-Brasileiro , entrelaçando temáticas e escritos. Pois a convergência entre Educação e TIC, abre possibilidades para agregar sentidos e valores a temas, conteúdos e ações educacionais, evocando movimentos dialéticos no ensino e aprendizagem, empoderando os sujeitos a responder aos desafios do mundo como autores de sua própria história e, contribuindo para a formação e melhoria da sociedade em que vivem. Convidamos você leitor, para deleitar-se neste compêndio composto por treze textos que confirmam a importância da temática aos profissionais que atuam nos espaços educacionais. Ademais, muitos destes escritos foram elaborados em (co)autoria entre professores e alunos, importante critério para a avaliação e internacionalização dos programas da pós-graduação, eleitos nesta obra, no Brasil e em Portugal.