CONFERÊNCIA PLENÁRIA: A pragmática linguística e o ensino do português: algumas reflexões; Ana Cristina Lopes - MESA-REDONDA: O CONHECIMENTO METALINGUÍSTICO NO DOMÍNIO DA GRAMÁTICA - DO 1.º CICLO DO ENSINO BÁSICO À UNIVERSIDADE: O conhecimento gramatical das crianças do fim do 1.º CEB/Algumas considerações; Isabel Santos e Cristina Martins - O conhecimento metalinguístico no domínio da gramática (2.º Ciclo-Secundário); Antonino Silva e Anabela Teles - Que gramática sabem os nossos alunos; Isabel Pereira - MESA-REDONDA: LINGUÍSTICA E INCIDÊNCIAS DIDÁCTICAS: A confissão oral como forma de argumentação escrita/Algumas estruturas recorrentes em textos de alunos do ensino superior; Maria Joana Vieira dos Santos - Incidências da investigação psicolinguística na didáctica da língua materna; Maria Armanda Costa - As vantagens de uma gramática de texto para o estudo do relato de discurso ; Isabel Margarida Duarte - MESA-REDONDA: A INVESTIGAÇÃO E O ENSINO DA LITERATURA: Os Lusíadas e a pedagogia dos valores José Augusto Cardoso Bernardes - O teatro, a escola e a universidade Fernando Matos Oliveira - TRANSPOSIÇÕES DIDÁCTICAS: Pressupostos teóricos e orientações metodológicas nos programas de português do ensino básico e secundário; João de Oliveira Lopes - A construção escolar do leitor. Leituras do livro de português; Maria de Lourdes Dionísio de Sousa - MESA-REDONDA: A ESCRITA E A AVALIAÇÃO:A avaliação e a escrita Maria Edite Pacheco Ferreira - A escrita e a criatividade: dos escrevedores aos escritores; Lola Geraldes Xavier - O espaço de produção textual na prática pedagógica; Paulo Correia de Melo - MESA-REDONDA: O PROFESSOR DE PORTUGUÊS: UMA GALÁXIA DE SABERES? Leitura e memória literária; Cristina Mello - Orquestra e batuta ou da leitura como polifonia; Maria Celeste Gama e Jacqueline Teixeira - Ensinar a língua materna-porquê? Para quê?; Júlio Taborda Nogueira - CONFERÊNCIA PLENÁRIA: Capacidades e competências de leitura; Maria Lúcia Lepecki.