Ciganas, coveiros, lavradores, retirantes, pescadores e carpinteiros. Dos campos às favelas, o teatro brasileiro de 1950 dirige os holofotes à personagem miserável. São personagens marginalizadas e tão freqüentes na literatura e na dramaturgia brasileira que dão o mote para Os Miseráveis Entram em Cena: Brasil 1950-1970, fruto de releitura da tese de doutorado de Marina de Oliveira. A propósito de analisar a presença de tais personagens na condição de protagonistas na produção cênica dos anos de 1950 a 1970, Marina de Oliveira seleciona dez peças chave. Agrupando-as de acordo com espaço, personagem e enredo, a autora estabelece paralelos através de temas tais quais a favela, centros urbanos e o mundo rural. Peças de João Cabral de Melo Neto, Ariano Suassuna, Vinicius de Moraes e Chico Buarque serão analisadas à luz dos escritos de Darcy Ribeiro, Heleieth Saffioti, Roberto DaMatta, entre tantos outros.