Nas sociedades contemporâneas, extraordinariamente mutáveis e expectantes, denominadas, ideologicamente, sociedades da informação e do conhecimento, a pesquisa, como conjunto de processos, estratégias e procedimentos que têm em vista a construção do conhecimento e, em última instância, a mudança social, adquire cada vez maior relevância e centralidade. As abordagens qualitativas ocupam um lugar de relevo na construção do conhecimento, não porque se contraponham às abordagens quantitativas, mas porque a utilização de ambas contribui para a construção de um conhecimento de maior amplitude e profundidade. Se tivermos em consideração a construção do conhecimento na área das ciências sociais e humanas e, especificamente, na área da educação, a ideia de pesquisa e a respetiva prática tornaram-se absolutamente essenciais em qualquer nível de educação e ensino, de modo a que a função docente se converte, cada vez mais, numa atividade de pesquisa, única forma de o professor deixar de ser o reprodutor de ideias feitas e se transforme num estimulador exemplar da construção do conhecimento científico em situações dialéticas de aprendizagem. Metodologias de Pesquisa: Teoria e Prática, resultado da contribuição de autores de renome internacional, destina-se a professores de todos os níveis de ensino, pesquisadores, estudantes e a todo o público que tenha interesse pela pesquisa e pretende cumprir a finalidade de aliar a fundamentação teórica à dimensão empírica, no âmbito das metodologias qualitativas.