Esta obra visa refletir o contexto da educação em diálogo com a reflexão teológica (principalmente) cristã, e foi organizada em três partes: uma leitura da história da educação cristã, de suas concepções e práticas; uma apresentação dos fundamentos teológicos da ação educativa; e, finalmente, uma discussão de seus aspectos e desafios práticos. As relações entre teologia e educação são tão antigas quanto a própria constituição do pensamento teológico como saber acadêmico na universidade medieval. E sempre foi consenso que este conhecimento acumulado devesse, em algum momento, ser traduzido pastoralmente na forma de pregação e catequese para seus fiéis. Mas hoje também é preciso se perguntar sobre a contribuição pública que a teologia pode dar em benefício de uma educação para a paz e a responsabilidade cidadã de nossa juventude. Nosso escopo é que as reflexões aqui compartilhadas possam ser de ajuda a docentes de Ensino Médio e/ou de cultura religiosa em universidades confessionais, mas também seja útil em cursos de teologia e ciências da religião, assim como a todo leitor e leitora que, tendo contato com esses temas pela mídia, deseje adquirir mais conhecimento e aprofundar sua reflexão a respeito.