"Malba Tahan e a Interdisciplinaridade: possibilidades com a história da Educação Matemática no Ensino Fundamental, primeiro livro da série Cadernos de Diálogos Pedagógicos, propõe o encontro de pesquisas desenvolvidas junto ao Núcleo de Pesquisas e Estudos em Educação Matemática da Universidade Federal de Uberlândia, consolidando ideias envolvidas em projetos de mestrado ou de pesquisa que podem contribuir para novos olhares e reflexões para a prática docente. Este caderno foca na contextualização da Matemática e da História da Educação Matemática no processo de ensino e de aprendizagem a partir de propostas didático-pedagógicas inspiradas pelo discurso do professor Júlio César de Mello e Souza, o Malba Tahan, na revista Al-Karismi (1946-1951), em uma perspectiva interdisciplinar, e se utilizando dos instrumentos Fichas de Trabalho e Relatório-Avaliação. A proposta busca colaborar com a construção de um ambiente de investigação propício para o pensar matemático, suas relações com o contexto sociocultural dos estudantes e com a utilização da História como recurso que orienta a compreensão de conteúdos disciplinares, tangenciando temas interdisciplinares, legitimando a voz dos educandos como sujeitos do processo de ensino e de aprendizagem e tornando a Matemática divertida, curiosa e prazerosa, bem ao estilo malbatahanico."