Este livro partiu de uma construção coletiva acerca da ressignificação de conceitos, objetivos e possibilidades de ação em torno da Educação Infantil por parte de educadores intrinsecamente comprometidos com a Educação na Amazônia. São profissionais de diversas áreas do conhecimento que, imbuídos no esforço de reflexão, aceitaram o desafio de repensar a prática da Educação Infantil neste importante momento nacional, no qual se antevê novas perspectivas para a efetivação de políticas que contemplem este segmento historicamente relegado ao segundo plano, no cenário da educação brasileira. O projeto governamental que trata do financiamento da Educação Básica, com a aprovação do Fundo Nacional de Desenvolvimento - FUNDEB - vem oportunizando espaços de compartilhamento de idéias, concepções, garantindo que as trocas efetuadas potencializem ações necessárias a este momento histórico. Assim, a produção coletiva deste livro é parte da preocupação e compromisso que se materializam nos textos como forma de contribuir para a reflexão, não perdendo de vista que o foco de todas as ações políticas e sociais é, permanentemente, proporcionar a melhoria da qualidade da educação, valorizando, sobretudo, os profissionais que são sujeitos dessas transformações. Alguns dos artigos aqui apresentados foram objeto de debates, oficinas e mesas redondas no referido evento e se juntam aos de autores convidados, entre outros, do Instituto de Psicologia e da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo - USP. Temos a dizer que, além da preocupação em trazer subsídios necessários à reflexão e ao debate nacional, sentimos imensa satisfação ao reunir pessoas e os temas abordados nesta obra, que representa algo dentro da intenção de promover uma educação de qualidade sim, porém, prazerosa e feliz, um modelo para a Educação Infantil.