Existem vários tipos de Ebós: o Ebó pelos primeiros frutos, Ebó para a paz, Ebó de abertura de caminhos, Ebó para arranjar emprego etc. Estas práticas visam principalmente a restaurar o indivíduo, dando-lhe mais ânimo para enfrentar o combate do dia-a-dia. Os Ebós podem ser para o bem ou para o mal, isto é, podem trazer felicidade ou desgraça para outrem. São pequenos^ ritos de iniciação que servem como introdução à "Feitura de Santo" ou servem também para a limpeza de corpo do paciente. Todas as Casas de Candomblé possuem estas práticas. O fato <Í3 uma pessoa passar pelo rito de Ebó em uma das Casas não significa que ela seja obrigada a "Fazer Santo" nessa Casa. Todos os Ebós no Candomblé foram guardados durante muito tempo sob forte sigilo, e sua utilização faz parte do Aríaxé da Casa. A transmissão de ritos secretos só ocorre após criteriosa seleção entre os elementos mais capacitados e de acordo com as ordens do Orixá, visto quf) nem todas as pessoas podem fazer Ebós, devido não só à complexidade da matéria como também por ser muito perigoso para quem não sabe com eles trabalhar. Por isso, este trabalho levou muito tempo para ser feito, devido, principalmente, à dificuldade de interpretação e explicação. Devemos ter muito cuidado com o uso dos Ebós, assim como das pembas etc. Deveremos pedir sempre a ajuda dos mais velhos, que nos poderão orientar, para que obtenhamos um melhor rendimento. É, para nós, um enorme privilégio escrevermos esta obra para a Editora Eco, "EBÓS (FEITIÇOS NO CANDOMBLÉ}', totalizando ela para mais de duzentos Ebós, filtros mágicos, pembas, folhas de larga aplicação no CffndcmWé. Esperamos que todos os zeladores de Orixás possam fazer o melhor uso cfas informações que o presente volume lhes dá.