Ao analisarmos as Políticas Educacionais do Brasil, observa-se que as propostas governamentais, discutidas ou ainda em discussão tornam-se pouco fértil, justificando-se assim a necessidade de governos comprometidos não só teoricamente mas também com a prática política. As perspectivas para a construção de uma educação livre, realista, com bases concretas e envolvimento popular estão dadas na forma da Lei n.º 9.394/96. Na verdade, há certa distância entre a prática e a teoria. Sabemos que transformar a educação brasileira é tarefa longa. Nesse processo, é imperativo nos questionarmos qual é o tipo de educação que desejamos. Por essa razão, é preciso deixar para trás de uma vez por toda a situação caracterizada por uma acentuada dicotomia entre uma escola em ótimas condições para poucos e uma escola com poucas e precárias condições para muitos. A escola única que ofereça iguais condições para todos ainda não foi adotada efetivamente pelos governantes para se transformar em realidade. Nesse momento, faz-se necessário traçar uma análise do contexto social, político e econômico brasileiro para melhor compreensão de tais fenômenos. Este é um livro recomendável para educadores de todos os níveis e leitores no geral.