O conceito de educação on-line, muitas vezes usado como sinônimo de educação a distância, refere uma realidade mais abrangente que engloba a utilização dos recursos disponíveis na Internet para a distribuição de conhecimento ou de um programa educativo tanto na forma presencial como a distância, e ainda a combinação destas duas modalidades. O uso desta ferramenta oferece um leque de recursos muito diversificados para os professores permitindo uma aproximação maior com os alunos quebrando assim as barreiras físicas da sala de aula. Além disso, utilizar recursos da Internet enriquece as práticas pedagógicas e aumenta as fontes de informação possíveis para uma disciplina, uma vez que o aluno poderá acessar um conjunto muito vasto de recursos multimídia (som, texto, imagem, vídeo, animação etc.). Os catorze artigos publicados neste livro são o resultado das pesquisas de autores portugueses e brasileiros e visam contribuir para alargar o conhecimento sobre esta temática, divulgar experiências e boas práticas bem como promover uma reflexão sobre as vantagens e constrangimentos que a implementação destas metodologias necessariamente colocam a nível pedagógico, tecnológico e organizacional. Organizado em torno de quatro grandes eixos temáticos - Conceitos, Metodologias, Ferramentas e Aplicações - este livro destina-se a professores e profissionais (ou futuros profissionais) ligados às atividades de ensino e aprendizagem e tem como principal objetivo sensibilizar para o grande desafio que a educação on-line coloca ao possibilitar a criação de cenários de aprendizagem inovadores onde professor e aluno são co-autores na construção do conhecimento.