O ensino de Ciências e Matemática não está ocorrendo de modo a dar ao cidadão competências e habilidades específicas imprescindíveis para sua vida e assim formar recursos humanos de que o País carece. Os autores apresentam análises e algumas propostas a serem consideradas por professores e demais profissionais da educação, bem como pela família e pela sociedade. Os organizadores esperam que o exposto atraia outros interessados e que haja estímulo para muitos adentrarem nas veredas de pesquisas na área. O Brasil precisa muito e urgentemente mudar o quadro atual. É preciso unir esforços para se ter maior probabilidade de êxito. Todo cidadão do século XXI, além da leitura e da escrita, precisa ser bem alfabetizado em Ciências e Matemática, conhecimentos indispensáveis na atualidade. Sumário Prefácio – Adalberto Vasquez Apresentação Ensino de Ciências: Perspectiva Geral e o Professor – Geraldina Porto Witter e Jéssica Rodrigues Silva Currículo: Orientador Ideológico e Metodológico da Prática Gestora e Docente – Tânia da Costa Fernandes e Ronaldo Fabiano dos Santos Gaspar Ensino de Física e Cultura – Wagner Wuo O Ensino da Matemática no Brasil: Um Olhar para a História e uma Análise das Fragilidades na Formação Docente – Vlademir Marim e Emerson Luiz Gelamo A Lógica e a Etnomatemática – Adilson de Morais Gênero Textual e Ensino de Ciências – Júlio Neves Pereira História da Ciência e Ensino: Algumas Considerações sobre a Construção de Interfaces – Maria Helena Roxo Beltran Transposição Didática: Aportes Teóricos e Novas Propostas – Gerson Pastre de Oliveira Educação Matemática e seus Desafios – Célia Maria Carolino Pires Sobre os Autores