A principal característica da obra é a de transformar o internetês em um objeto de estudo da aula de Língua Portuguesa. A leitura possibilitará ao professor um outro olhar para o internetês, levando-o a propor atividades didáticas centradas nessa prática letrada típica de interações mediadas por tecnologias de comunicação entre interlocutores que se consideram próximos entre si ou que se querem fazer próximos. As autoras mostram como o internetês é uma prática letrada heterogênea, formada por diferentes recursos linguísticos, discursivos e comunicativos, da mesma maneira como outras práticas letradas que estão na base de outras interações sociais. Sendo assim, a proposta é para que o professor de Língua Portuguesa se lanc e, junto com os alunos, à tarefa de observar e compreender de forma sistemática o internetês.A principal característica da obra é a de transformar o internetês em um objeto de estudo da aula de Língua Portuguesa. A leitura possibilitará ao professor um outro olhar para o internetês, levando-o a propor atividades didáticas centradas nessa prática letrada típica de interações mediadas por tecnologias de comunicação entre interlocutores que se consideram próximos entre si ou que se querem fazer próximos. As autoras mostram como o internetês é uma prática letrada heterogênea, formada por diferentes recursos linguísticos, discursivos e comunicativos, da mesma maneira como outras práticas letradas que estão na base de outras interações sociais. Sendo assim, a proposta é para que o professor de Língua Portuguesa se lance, junto com os alunos, à tarefa de observar e compreender de forma sistemática o internetês.