O empreendedorismo é uma alavanca para o desenvolvimento econômico e social de um país. Um empreendedor identifica as oportunidades e busca os recursos para transformá-las em um negócio lucrativo. Ele tem iniciativa própria e identifica novos métodos para o desenvolvimento e a dinamização de serviços e produtos. O livro Empreendedorismo Passo a Passo está dividido em capítulos complementares que permitem ao leitor conhecer gradativamente os tópicos Qque devem ser conhecidos por aqueles que desejam empreender. Entre os tópicos abordados no livro estão: o que é o empreendedorismo, a sua importância e como desenvolver características empreendedoras; as tendências do empreendedorismo e as incubadoras de empresas; modelos de negócios; os stakeholders e sua atuação nas empresas; as relações empresariais; como construir modelos de negócios inovadores; a empresa e suas configurações; a definição de missão, visão e valores; como financiar uma empresa; a importância da pesquisa e do planejamento; como desenvolver produtos e serviços; a utilização de ferramentas de criatividade; a inovação estratégica e o registro de patentes; como criar e registrar uma marca; os métodos e as ferramentas de produção; implantação de método de gestão da qualidade e as certificações ISO 9000 e 14000; gestão de pessoas; a liderança e a gestão de conflitos; a utilização do marketing e os seus métodos; o atendimento ao consumidor; a representação comercial; o marketing digital e o comércio eletrônico; a publicidade, as relações públicas e assessoria de imprensa; a importância da contabilidade e das análises financeiras; a governança corporativa; as métricas de marketing e o uso de tecnologia da informação; a ética nos negócios, como construir uma cultura ética, a responsabilidade social e ambiental. No final de cada capítulo são apresentadas propostas de atividades sobre o conteúdo que visam a fixação dos assuntos, e que completam a aprendizagem.