A presença de recursos tecnológicos nas escolas brasileiras vem se fazendo notar de forma substancial nas últimas décadas. Entre as diversas tecnologias que são colocadas à disposição dos professores e, por consequência, dos seus alunos, algumas tem potencial para contribuir de forma diferenciada nos processos de ensino e aprendizagem, enquanto outras não passam de meros penduricalhos que pouco contribuem para modificar a educação brasileira. Compreender em que grupo se situam cada um destes recursos, e quais as possibilidades que eles agregam para a educação, estão entre os interesses dos pesquisadores envolvidos com o desafio de compreender como os recursos tecnológicos impactam nos processos educacionais. É na direção de contribuir com estas discussões que a pesquisa apresentada neste livro busca se inserir. Tendo a Lousa Digital como elemento principal e cursos de formação continuada como elementos auxiliares, a pesquisa apresentada se desenvolveu na intenção de buscar compreensões sobre como os professores de Matemática compreendem este recurso e quais os possíveis usos que dele fazem após terem passado por um curso de formação continuada em serviço. São discutidos aspectos relativos à inserção de novas tecnologias nos processos educacionais, aos cursos de formação, ao impacto da inserção de novas tecnologias nas aulas de Matemática e seus reflexos junto aos alunos. Concluiu-se que tecnologias como as Lousa Digitais podem introduzir nas salas de aula a linguagem audiovisual e atividades nas quais a interação e a interatividade se façam presentes. As discussões apresentadas buscam analisar e compreender de que forma isso acontece e qual seu potencial para modificar as aulas de Matemática.