A finalidade inicial deste estudo, apoio-se na busca da melhoria do Programa Nacional de Alimentação Escolar -PNAE-MT-Brasil, a partir de uma educação alimentar e nutricional, que pudesse oferecer contribuição significativa para a execução do Programa de Alimentação Escolar (PAE-MT), através da visualização dos problemas/limitações encontradas na execução do programa, e isso foi possível mediante análises das respostas que os gestores, pais, estudantes e técnicos em alimentação (manipuladores), descreveram durante a pesquisa; pontualizadas no desenvolvimento deste trabalho. Entretanto o resultado apontado pelos técnicos em alimentação foi mais relevante que levou-nos elaborar o projeto de Intervenção Pedagógica (2016). As escolas brasileiras têm grande desafio, promover a educação alimentar e nutricional nas escolas infantis nos centros escolares sobre a responsabilidade das autoridades educativas e professionais integrantes. As escolas têm por objetivo conduzir aos conhecimentos adequados, capacidade de eleger os alimentos saudáveis, a quantidade adequada e equilibrada, além do autocontrole em alimentar-se, entre outros. Para tal, é necessário que estes temas sejam parte integrante dos conteúdos curriculares e que os professionais recebam a formação compatível com sua ação formativa. Por ser uma análise da Intervenção Pedagógica, no qual os profissionais participantes são os avaliadores e auto avaliadores, sendo eles que cumprem funções dentro do PAE/MT. A avaliação e auto avaliação estão fundamentadas na avaliação em execução: Identificar o grau de dificuldade dos profissionais que executam o PAE/MT nas 746 escolas de Mato Grosso, Identificando o grau de dificuldade da Equipe Técnica Escolar e CDCE’s em prestarem conta dos recursos financeiros recebidos pelo PNAE e em realizarem licitação dos produtos alimentícios e por último a Equipe Técnico Escolar e Técnico em Alimentação Escolar reconhecer as dificuldades em executar o PAE/MT. Os resultados encontrados nesta