No início dos anos 1990, o professor norte-americano Charles Berger suscitou um instigante debate ao questionar, num artigo, por que haviam tão poucas teorias da comunicação. Seu colega, Robert Craig, replicou com um texto que fazia a pergunta oposta. Este livro organizado por Luiz Martino, professor da UnB, retoma essa problemática e coloca a questão sob outros pontos de vista. Os artigos aqui reunidos contribuem, assim, para renovar as discussões epistemológicas da Comunicação. Sumário Apresentação – Osvando J. de Morais Uma Questão Prévia: Existem Teorias da Comunicação? – Luiz C. Martino Referências BibliográficasPor que Existem tão poucas Teorias da Comunicação? – Charles R. Berger Porque isto aconteceuHeranças históricasA obsessão metodológicaAversão a arriscar-seAuto-inclusãoPossíveis paliativosExperiências em formação de pós-graduaçãoAlterando valoresGrandes questõesConclusãoAgradecimentosReferências BibliográficasPor que Existem tantas Teorias da Comunicação? – Robert T. Craig Definição de teoria e outras curiosidadesGênero misturadosTeoria e práticaO futuro da teoria da comunicaçãoReferências BibliográficasMuitas & Poucas: A Dupla Personalidade das Teorias da Comunicação – Luiz C. MartinoPor que existem tão poucas teorias da comunicação?O estado do campoO déficil teóricoPor que existem tantas teorias da comunicaçãoO que é teoria?Muitas ou poucas?ConclusãoReferências Bibliográficas