O estudo das acções no contexto escolar aqui apresentado, foi realizado tendo como suporte teórico a Epistemologia Genética e desencadeado pela investigação do significado das acções docentes numa abordagem construtivista. Destacando a complementaridade da teoria piagetiana em relação à teoria de Paulo Freire, na pesquisa empreendida, este estudo deixa evidente a actualidade e relevância da Epistemologia Genética à transformação do fazer escolar. Nele são apresentadas situações didácticas efectivamente vivenciais pela autora, no convívio diário e contínuo com os seus alunos, e realizadas análises teóricas com o objectivo de demonstrar como, sob o enfoque construtivista e a adopção do Método Clínico, adaptado à colectividade da sala de aula, podem ocorrer o planeamento contínuo, as intervenções e investigações docentes. A sala de aula, vista como contexto de relações, é o espaço no qual a interdependência das acções vai definindo a história dos grupos, na quotidianidade das suas interacções, tecendo, assim, a construção do conhecimento.DARLI COLLARES, professora Universitária, é doutora em Ciências da Educação pela Faculdade de Rio Grande do Sul, Brasil.