Exemplo da língua literária de sua época e marco do ultrarromantismo português corrente literária da segunda metade do século XIX que leva ao extremo os ideais românticos, Amor de Perdição foi muito bem recebido pelo público. Considerada uma espécie de Romeu e Julieta português, nessa novela passional, Camilo Castelo Branco levou às ultimas consequências a ideia de que o amor deve sobrepor-se à razão e até mesmo à vida. Esta obra trata do amor impossível e debate a oposição entre a emoção e os limites que a sociedade impõe para a sua realização. Sem alcançar a consumação da paixão, o herói romântico só pode ter um destino trágico. Assim como o mesmo amor redime, mata, o narrador-autor já antecipa na introdução do livro a vida de seu herói romântico: Amou, perdeu-se e morreu amandoExemplo da língua literária de sua época e marco do ultrarromantismo português – corrente literária da segunda metade do século XIX que leva ao extremo os ideais românticos, “Amor de Perdição” foi muito bem recebido pelo público. Considerada uma espécie de “Romeu e Julieta” português, nessa novela passional, Camilo Castelo Branco levou às ultimas consequências a ideia de que o amor deve sobrepor-se à razão e até mesmo à vida. Esta obra trata do amor impossível e debate a oposição entre a emoção e os limites que a sociedade impõe para a sua realização. Sem alcançar a consumação da paixão, o herói romântico só pode ter um destino trágico. Assim como o mesmo amor redime, mata, o narrador-autor já antecipa na introdução do livro a vida de seu herói romântico: “Amou, perdeu-se e morreu amando”Exemplo da língua literária de sua época e marco do ultrarromantismo português – corrente literária da segunda metade do século XIX que leva ao extremo os ideais românticos, “Amor de Perdição” foi muito bem recebido pelo público. Considerada uma espécie de “Romeu e Julieta” português, nessa novela passional, Camilo Castelo Branco levou às ultimas consequências a ideia de que o amor deve sobrepor-se à razão e até mesmo à vida. Esta obra trata do amor impossível e debate a oposição entre a emoção e os limites que a sociedade impõe para a sua realização. Sem alcançar a consumação da paixão, o herói romântico só pode ter um destino trágico. Assim como o mesmo amor redime, mata, o narrador-autor já antecipa na introdução do livro a vida de seu herói romântico: “Amou, perdeu-se e morreu amando”