Em seu livro de estreia na poesia, a escritora e cordelista Jarid Arraes dedica seus poemas àqueles que não encontram matilha. Àqueles que procuram um buraco para chamar de seu talvez toca, talvez a cova íntima que nem sempre encontramos quando precisamos de abrigo. Nas quatro partes do livro Selvageria, Fera, Corpo Aberto e Caverna Jarid cava fundo, com unhas e presas, em busca desse lugar. Revira lembranças de sua infância no Cariri, cercada da intolerância e do machismo, mas também cercada da poesia dos homens que inspiraram seu pai e seu avô, ambos cordelistas, e a despertaram para o universo literário. O que sempre faltou nessa época foi a voz de mulher, que ela se encarregou de resgatar em seus dois primeiros livros, As lendas de Dandara e Heroínas negras brasileiras em 15 cordéis. Descobrir-se mulher e depois negra intensificou essa busca, levando Jarid a mergulhar na política de classe, de raça e de gênero em seus cordéis que subvertem a tradição nordestina. Em Um buraco com meu nome que também inaugura o selo literário Ferina, voltado à descoberta de autoras brasileiras a política ganha contornos líricos, mas continua presente em cada verso. UMA MULHER PERGUNTA há tardes e pequenos espaços de tempo em que uma mulher pergunta de que adianta se as mãos dos homens dirigem o metrô e os ônibus os carros blindados as motos que serpenteiam entre corredores breves se as mãos dos homens assinam os papéis e carimbam autorizam o prontuário a entrada e a saída do corpo o reconhecimento dos órgãos doados se as mãos dos homens orquestram as violências balas esporros olhares e tocam seus instrumentos fálicos curtos enrugados colocados para o lado se os homens e suas mãos discam os números estabelecem os valores fazem listas de nomes de outros homens e se as as mãos dos homens alcançam todas as coisas que quebram ou selam acordos e apertam botões que começam guerras internas por muitas e muitas gerações há um dia em que a mulher pergunta a si mesma pergunta para [...]