O livro Os alunos dos cursos de licenciatura em Matemática: representações sociais sobre a pro?ssão docente busca analisar as seguintes questões: quais as representações que esses alunos fazem sobre a pro?ssão, sobre ser professor de Matemática? Quais as representações dos alunos do curso de Matemática sobre o processo de escolha da sua futura pro?ssão? A obra tem como objetivo analisar como esses alunos representam a sua futura pro?ssão, bem como identi?car as representações sobre as situações formativas vivenciadas em seus cursos. Os referenciais teóricos basearam-se em Moscovici, Jodelet, Farr, Durkheim e Sá, para se discutirem as representações sociais; em Gonçalves e Gonçalves, Fiorentini, Tardif, Pimenta, Shulman, Darling-Hammond e Baratz-Snowden, para a formação e os saberes; em Popkewitz, Bourdoncle, Imbérnon, Lüdke e Boing, para se discutir a pro?ssão docente; em Sacristán, Contreras, Ramalho, Nunes e Gauthier, para se discutir o conceito de pro?ssionalidade; e em Cunha, (...)