As origens do Pra.ayama se perdem na poeira dos tempos. Originalmente, tal como registrado em antigas escrituras sagradas hindus, era apenas uma parte de algumas cerimônias religiosas. Com o tempo, alcançou posiçao independente como uma prática associada a respiraçao que causava resultados físicos ou religiosos específicos e eliminava a morbidez dos sentidos, comparada a açao da fornalha que remove a escória dos minérios. O Pra.ayama evoluiu para se tornar uma parte independente da ciencia psico-fisiológica. Credita-se a Patanjali, por meio de seus Yoga Sutras, a colocaçao do Pra.ayama nesse elevado pedestal, tornando-o, pura e simplesmente, um exercício respiratório, executado com atençao concentrada e que, mesmo sendo um ato físico, possui efeitos psicológicos e psico-fisiológicos os quais eliminam os agentes obscurantes do espírito e tornam a mente apta a concentraçao. Os Ha.ha-Yogues sao os responsáveis pelo ulterior estágio evolucionário do Pra.ayama, dividindo-o, em termos gerais, em oito variedades. Os resultados fisiológicos, entretanto, sao apresentados em termos ayurvédicos, nem sempre compreendidos pelos cientistas modernos.Este estudo é um esforço no sentido de alinhar o Pra.ayama a moderna fisiologia de acordo com estritos métodos laboratoriais. Nesta investigaçao, assimilaram-se partes essenciais da técnica do Pra.ayama, tal como desenvolvidas pelos Ha.ha-Yogues.