Esta obra apresenta estudos feitos por pesquisadores do Programa de Pós-Graduação em Controladoria e Contabilidade da Universidade de São Paulo (PPGCC/FEA/USP), bem como por seus discípulos, alunos e ex-alunos dos cursos de Mestrado e Doutorado. Tem-se como objetivo maior aproximação da academia com a sociedade, ao disseminar de forma mais ampla o conhecimento gerado na universidade. Em particular, o livro é um painel das muitas atividades desenvolvidas na Linha de Pesquisa de Educação e Pesquisa Contábil do PPGCC. O desempenho acadêmico está no centro das atenções neste livro. É do diálogo entre esse elemento e a leitura teórica acerca do papel da tecnologia no processo educacional que os autores, empregando variadas abordagens, exploram as conexões com o ensino na área de negócios e, em especial, com os cursos de graduação em Contabilidade. Um panorama atual e multifacetado das pesquisas de ponta desenvolvidas nestas áreas compõe o cenário que o leitor é convidado a desbravar. A diversidade de técnicas de pesquisa, tanto qualitativas quanto quantitativas, associadas ao rigor metodológico, com o emprego de linguagem acessível, permite o aprofundamento dos temas abordados, ampliando as possibilidades de uso da obra. De forma diferenciada, parte substancial dos capítulos é dedicada a estudos empíricos que analisam a Educação a Distância (EaD). Este livro foi financiado com recursos do Edital CAPES/INEP 38/2010, do Observatório da Educação, programa da CAPES.