Este livro reúne alguns dos mais conhecidos e respeitáveis scholars que atualmente se dedicam à investigação de temáticas no campo da filosofia da educação. Numa série de entrevistas, esses scholars discorrem sobre temas como educação cidadã, pedagogia revolucionária, práticas educacionais, grade curricular, padrões de avaliação, grupos minoritários, política e governo, entre outros assuntos que, de um modo ou de outro, tangenciam a educação no mundo contemporâneo. Nas entrevistas, a educação é vista como prática efetiva de transformação social, e não apenas como um corpus de conhecimentos técnicos, como didática ou produto de políticas educacionais. Discutem-se algumas das mais cruciais questões éticas, morais e filosóficas que dividem os professores, pesquisadores e pensadores de hoje. O debate é certamente enriquecido pelo fato de muitos desses scholars pertencerem a diferentes tradições e correntes de pensamento, o que provoca um confronto aberto e sério de posturas intelectuais a respeito da educação, que entra no novo milênio com desafios e demandas realmente exigentes, tais como a garantia de um ensino público e universal de boa qualidade, as novas condições do mercado de trabalho decorrentes da privatização das grades curriculares dos programas de estudo, e assim por diante. Este livro é um ponto de referência para estudantes e educadores de todo o país, preocupados com uma educação que resgate os valores da democracia cidadã.