Inúmeros gêneros textuais, temas atraentes para a criança, propostas de produção de texto apresentadas passo a passo e muito material complementar para o aluno são os diferenciais dessa coleção dinâmica, de visual moderno e agradável. A preocupação em oferecer ao aluno o contato com muitos textos e com uma ampla diversidade de gêneros está presente em toda a coleção: são dois a três textos principais em cada capítulo, explorados tanto em questões de compreensão e interpretação quanto em atividades de análise de características estruturais, lingüísticas e de estilo. Assim as autoras pretendem preparar os alunos para tornarem-se leitores autônomos e críticos de gêneros literários e do cotidiano. Entre os gêneros apresentados estão poemas, quadrinhos, contos, notícias, reportagens, trechos de narrativas infantis, lendas, fábulas, receitas, letras de canção, textos teatrais. Há ainda um importante trabalho de leitura de textos não-verbais, como pinturas e gráficos. A produção de textos orais e escritos constitui um dos pontos fortes da coleção. Alunos e professor contam com todas as orientações necessárias para definir a situação de produção: qual será a finalidade do texto produzido, quem será seu leitor, como ele circulará, que características de linguagem deve ter. E, uma vez produzido o texto, uma ficha de avaliação ajuda nos processos de revisão e reescrita. Os conhecimentos lingüísticos, apresentados de maneira gradual e bem contextualizada, estão articulados à compreensão e à produção de textos. Muito material complementar para o aluno: - Faça Mais!, um caderno especial, no final de cada livro, com atividades extras que o professor pode sugerir como lição de casa; - quatro jogos de cartas em cada volume (exceto no primeiro volume, que tem dois jogos), para uma diversidade de brincadeiras com palavras, sílabas e letras; - Projeto Pensar e Viver: cinco grandes temas, um para cada ano, para um trabalho interdisciplinar. O Livro do Professor traz orientações específicas e as respostas das atividades. No Manual do Professor, todo o suporte para o trabalho com a coleção e, ainda, sugestões de avaliação (quatro em cada volume, uma para cada bimestre), sempre em duas cópias, com e sem as respostas, para o professor poder reproduzir e aplicar.