OS INÚMEROS PROBLEMAS SUSCITADOS EM NOSSO MEIO INDICAM QUE O ENSINO DA LEITURA E DA ESCRITA, NA FASE INICIAL DA ESCOLARIZAÇÃO, NECESSITA AINDA DE MELHORES DEFINIÇÕES. ELE DEVE VOLTAR-SE PARA A REFLEXÃO SOBRE A PRÁTICA DO NOSSO PROFESSOR.É PRECISO CONHECER A REALIDADE ANTES DE TENTAR MODIFICÁ-LA ASSIM, EM VEZ DE SE VOLTAR A PROCEDIMENTOS DE ALFABETIZAÇÃO QUE NÃO CONDIZEM COM A NOSSA REALIDADE, OU A RECURSOS METODOLÓGICOS DESENVOLVIDOS EM OUTROS PAÍSES, SEM QUALQUER ADAPTAÇÃO E SOB A FORMA DE UMA PROPOSTA DE INVESTIGAÇÃO MAIS TEÓRICA, A AUTORA PESQUISOU E ANALISOU A PRÁTICA PEDAGÓGICA DE PROFESSORES BEM SUCEDIDOS, QUE VÊM TRABALHANDO COM ALUNOS INICIANTES NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO.ESTE LIVRO COLHE INFORMAÇÕES SOBRE A EXPERIÊNCIA PRÁTICA DOS PROFESSORES APONTADOS COMO ALFABETIZADORES EFICIENTES, BUSCANDO DESCOBRIR OS FUNDAMENTOS EM QUE SE APÓIA ESSA AÇÃO PEDAGÓGICA.APRESENTA UM QUADRO TEÓRICO QUE REÚNE, NA MEDIDA DO POSSÍVEL AS DIFERENTES CONTRIBUIÇÕES EXISTENTES SOBRE A ALFABETIZAÇÃO, DE SORTE A PERMITIR UMA AVALIAÇÃO ADEQUADA DA PRÁTICA PEDAGÓGICA DAS PROFESSORAS BEM COMO UMA ANÁLISE DAS INFORMAÇÕES OBTIDAS NAS ENTREVISTAS SOBRE A EXPERIÊNCIA PRÁTICA DOS DOCENTES.