Este livro foi pensado durante a implantação do Projeto UCA - Um Computador por Aluno, ação conjunta da Presidência da República e do Ministério da Educação - MEC, como estratégia para proporcionar a inclusão digital do aluno por intermédio da escola e a utilização dessa tecnologia nos processos de ensino, aprendizagem e desenvolvimento do currículo. O uso do computador portátil carrega consigo um conjunto de inovações relacionadas às características técnicas de conectividade, interoperabilidade, mobilidade e imersão. Tais aspectos impulsionam a inovação pedagógica, pois ao inserir as redes de ensino na cultura do século XXI, caracterizada pelo emprego de instrumentos que incorporam as tecnologias, linguagens e mídias digitais, torna-se evidente que o laptop pode ser usado em diferentes atividades, a qualquer momento, em múltiplos espaços, permitindo desenvolver o diálogo social e a aprendizagem pessoal e coletiva. Para tanto é fundamental apoiar o trabalho do professor por meio de processos formativos. O propósito deste livro é o de ampliar o escopo da discussão sobre a complexidade da inserção do laptop na escola em suas diferentes dimensões, analisar o processo desencadeado de formação de educadores na ação, explicitar as concepções e metodologias orientadoras desse processo, compartilhar as experiências vividas e apontar possíveis caminhos para a realização de ações correlatas. Neste ponto temos certeza de que essa inserção nos coloca diante de um novo horizonte carregado de incertezas e desafios, mas também um campo repleto de possibilidades e aberturas para que professores, gestores e alunos sejam os protagonistas de uma educação transformadora na sala de aula, na escola e em outros espaços para além dos muros da escola.