Preparar o estudante de odontologia para decidir sobre diagnóstico e planos de tratamento é responsabilidade instrutiva da disciplina de diagnóstico bucal. O desafio do educador é promover o desenvolvimento de habilidades elementares de diagnóstico para as atividades clínicas iniciais do estudante e, então, gradualmente, prepará-lo para uma demanda maior de problemas suscitados. O dilema do estudante é a excessiva carga de conhecimentos a serem integrados e aplicados para avaliação geral de cada paciente e seu padrão de saúde bucal, fator que, uma vez resolvido, permite planejar o tratamento apropriado. Existem excelentes obras relacionadas que contribuem para as decisões de diagnóstico odontológico, tais como patologia bucal e medicina interna. Entretanto, os livros-texto em geral não oferecem ao estudante de odontologia e de higiene dental urna correlação desta informação com o processo diagnóstico. Princípios de Diagnóstico Bucal é uma tentativa de servir a este propósito. O vocabulário fundamental, os métodos e as informações factuais de diagnóstico bucal são apresentados ao estudante no contexto da descrição do método diagnóstico. Essa orientação nos levou a organizar o livro em três partes.