A administração e a estratégia empresarial, em particular, não se limitam mais à compreensão da relação entre um negócio e seu ambiente competitivo. A maior parte da literatura na área de gestão permanece apegada a modelos clássicos de análise e decisão, considerando como ambiente tudo que esteja externo à empresa. Ainda mais grave é a premissa de que a organização é uma unidade isolada do meio, com autonomia integral para adotar sua estratégia. Essa "miopia" ou "astigmatismo" dos gestores pode ter custos elevados para acionistas e sociedade. O mundo mudou! Empresários e administradores sabem. Mas o que mudou na administração dos negócios? Pressão competitiva, globalização de mercados, exigência de clientes... Essas são condições relevantes na gestão das empresas e que os executivos têm procurado responder com grande aplicação, mas ainda restritos a um olhar tradicional... O inicial conceito de cadeias produtivas evoluiu para o de cadeias de suprimentos e agora, são interpretadas sob a perspectiva de Redes de Negócios. Concentrações geográficas de negócios correlacionados deixaram de ser vistas como imperfeições econômicas e foram reconhecidas como formas competitivas de alta performance: os Clusters de Negócios. Essas novas visões exigem um novo entendimento para a gestão dos negócios! O conteúdo desta obra apresenta uma base de conhecimento indispensável para a visão deste novo ambiente dos negócios. Neste sentido, o texto compila conceitos observados na realidade de clusters e redes de negócios e apresenta fundamentos da constituição, evolução e operação destas entidades supra-empresariais. Seus dez capítulos introduzem estes novos conceitos, incorporam as idéias de auto-organização e governança e desenvolvem uma visão sistêmica e estruturada dos sistemas supra-empresariais, assim como de condicionantes para seu desempenho. Propostas de conduta e abordagens de elaboração estratégica complementam o conteúdo da obra.Apresentação.