Em março de 2003, foi aprovada a Lei Federal nº10.639/03, que torna obrigatório o ensino de história e cultura africana e afro-brasileira nas escolas de ensino fundamental e médio. Essa lei tem como objetivo promover uma educação que reconheça e valorize a diversidade, comprometida com as origens do povo brasileiro. Sabe-se que a educação é um instrumento fundamental para a promoção das demandas da população negra no combate às desigualdades sócio raciais. Entretanto, quando pensamos no ensino superior há uma brecha, uma ruptura entre a composição populacional e os dados da presença afrodescendente no âmbito universitário. Há pouquíssimos negros dentro da academia, seja como docentes ou como discentes, e dentro da universidade é comum ver negros ocupando como maioria, apenas, os serviços terceirizados relacionados à limpeza, alimentação e segurança. Essa polarização do espaço ocupado por negros e o espaço ocupado por brancos é gritante. Esse livro traz sete artigos sobre manifestações artísticas que lutam contra essa desigualdade. São textos oriundos de pesquisas sobre a presença ativa e criativa dos negros nas artes cênicas, nas artes audiovisuais e na universidade. Sua publicação visa a ser um pequeno passo numa luta que deveria ser de todos os brasileiros e de toda a humanidade, uma luta para que o preconceito e o racismo deixem de existir um dia.