Este livro trata de uma investigação acerca dos impactos do Programa Acessa SP, do Governo do Estado de São Paulo, especi¬ficamente em assentamentos rurais. O foco é veri¬ficar se o idealizado pelos coordenadores e gestores do programa realmente foi concretizado nos postos instalados nos assentamentos, além de destacar as diferenças locais, a quem se destinava o programa e como esse público o estava (re)signi¬ficando. O livro aborda também cursos de informática e internet elaborados para os assentados, os motivos destes em realizar o curso; os signi¬ficados dos mesmos para o cotidiano dos participantes, além de analisar se os cursos possibilitaram algum tipo de mudança em suas vidas. A análise se baseou no entendimento de que os saberes acadêmicos e institucionais que orientam a formulação e implantação de projetos de inclusão digital são transpostos às distintas comunidades, aqui especi¬ficamente de assentamentos rurais. Considera-se que esse saber pressupõe uma (re)signi¬ficação da tecnologia pela comunidade a partir de suas próprias categorias simbólicas, reorientando os signi¬ficados da inclusão digital.