O horizonte temático discutido neste livro volta-se para as relações sociais de produção do Design e do seu ensino no Brasil. Nessa perspectiva ele visa, de um lado, a formação profissional do designer no Brasil, e, de outro, o seu trabalho à luz das políticas econômicas de Estado e das propostas empresariais, no contexto do desenvolvimento recente do país. Encontram-se aqui refletidos os conceitos de trabalho, de arte e de concepção de homem considerando as premissas analíticas do método materialista histórico e dialético. Bem como, as categorias valor, retificação e trabalho, trabalho de arte, estética, Design e mercadoria. Examinamos ainda as características fundacionais de um possível Design brasileiro, expondo algumas das principais diretrizes presentes no ideário empresarial industrial brasileiro. Dentre outros aspectos, a obra procura fazer uma reflexão sobre um improvável controle humanista da tecnologia numa sociedade capitalista, e também sobre as rarefeitas chances dos atuais e futuros designers elaborarem objetos mais duradouros e ajustados às verdadeiras necessidades humanas em meio às imposições mercadológicas em que vivemos. Por fim, a obra procura destacar a necessidade de um empenho militante maior para que a experiência pedagógica se imponha mediante uma visão de mundo dialética, a um só tempo humanista e transformadora.