Esta obra assume o objetivo de investigar os principais fatores da motivação durante processo deaprendizagem no ensino superior. Quando se pensa em motivação para a aprendizagem é precisoconsiderar as características do ambiente escolar de nível superior. Por gerar implicações diretas naqualidade do envolvimento do aluno com os estudos, a motivação tem sido amplamente discutida nocontexto acadêmico. De forma geral, as tarefas e atividades proporcionadas no ambiente escolar estãorelacionadas a processos cognitivos como: capacidade de atenção, concentração, processamento deinformações, raciocínios e resolução de problemas. As discussões realizadas sobre motivação para aaprendizagem permitem apontar uma série de fatores que podem afetar a motivação do estudante: asexpectativas e estilos dos professores, os desejos e aspirações dos pais, a estruturação das aulas, o espaçofísico da sala de aula, o currículo escolar, a organização do sistema educacional, as políticas educacionais, eas próprias características individuais dos alunos. Nesse contexto, a obra revela a importância damotivação para o processo de aprendizagem.