Ao fornecer requisitos indispensáveis a estudantes, para adquirirem conhecimentos e capacidade analítica referentes à maneira como os executivos das empresas elaboram, implementam e usam sistemas de controle (para se enquadrarem nas estratégias empresariais), este livro abrange desde a natureza dos sistemas até sua individualização para empresas diversas, como de prestação de serviços, organizações financeiras e multinacionais. Aborda o controle de projetos e o ambiente do controle gerencial com o entendimento e o conceito de estratégias. Do ponto de vista do pessoal, analisa o comportamento nas empresas, e até mesmo a remuneração de executivos, com ampla apresentação de métodos de avaliação de desempenho. Na visão de organização das empresas, discute centros de responsabilidade, com ênfase em centros de lucro, preços de transferência e controle dos ativos empregados. Apresenta ainda instrumentos de administração e controle, como planejamento estratégico, elaboração do orçamento e relatórios financeiros, variações do controle gerencial, bem como métodos modernos desse controle. Para os conceitos expostos, os autores descrevem casos exemplificativos reais em empresas norte-americanas, embalados em suas reconhecidas qualidades e reputações, tanto no âmbito acadêmico como no empresarial. Trata-se de uma obra que dá uma cobertura completa dos sistemas de controle gerencial, indispensável para quem deseja conhecer esse aspecto da administração de empresas