Richard H. Thaler dedicou a sua carreira ao estudo de uma noção que parece radical: os agentes centrais da Economia são os seres humanos, ou seja, pessoas previsíveis e propensas a erros. Mau Comportamento é, neste sentido, uma tentativa séria de recuperar uma disciplina académica que deve ter os pés assentes na terra para mudar o modo como pensamos acerca de Economia, de nós próprios e do mundo. A Economia tradicional é feita de intervenientes racionais. No início de sua carreira, porém, Thaler demonstrou que não agimos como se fôssemos seres de razão, uma vez que nos assemelhamos mais a uma espécie de autómatos quando fazemos coisas tão simples como comprar um relógio, vender bilhetes para um espetáculo ao qual não podemos assistir, efetuar uma hipoteca e tantas outras situações recorrentes. Por norma, sucumbimos aos preconceitos e tomamos decisões que se afastam da racionalidade e da razoabilidade. Por outras palavras, temos um mau comportamento e essa atuação desviante tem consequências graves. Reunindo descobertas recentes da Psicologia humana com uma compreensão prática de incentivos de mercado e de comportamento, Thaler ilumina os leitores relativamente à tomada de decisões mais inteligentes num mundo cada vez mais incompreensível. Assim, revela-nos como a análise económica comportamental abre novas formas de olharmos para o mundo em questões tão díspares como a vida doméstica, o modo como vemos televisão, abrimos um escritório novo, concebemos projetos pessoais ou profissionais e até como criamos negócios alternativos semelhantes à Uber.