O livro contempla estudos instigantes desenvolvidos por pesquisadores no norte, no nordeste e no sudeste do Brasil, em diversas Universidades, a saber: Federal do Oeste do Pará (UFOPA), de Rondônia (UNIR), do Ceará (UFC), de São Carlos (UFSCAR) e a Estadual de Campinas (UNICAMP). Os textos decorrem de trabalhos acadêmicos com objetos diversos, porém focados na temática da educação infantil. A utilização de fontes diversificadas e a problematização voltada para situações concretas propiciou novas leituras e análises, inclusive contrapor discursos generalizantes sobre a educação infantil, e por esta razão acreditamos que possam servir de incentivo para novas pesquisas. Os resultados das pesquisas ora publicados neste livro nos desafiam a um confronto com a realidade para que possamos avaliar a distância entre o previsto em lei e a realidade concreta da educação infantil. Os trabalhos mostram a realidade, ressaltando os problemas da infraestrura, do deslocamento, da formação, das condições de trabalho dos professores, da falta de recursos materiais, e das classes multisseriadas. São trabalhos que, embora em grande parte tenham sido voltados para o contexto amazônico, não se restringem a esta região. Isto porque estão impregnados da compreensão de que no singular estão presentes traços do universal. Assim sendo, contextos específicos e bem concretos, contribuem para entender fenômenos gerais da educação infantil, quer sejam do campo ou da cidade, do interesse dos profissionais diretamente envolvidos no cotidiano escolar e, em especial, dos responsáveis pela formulação de políticas públicas para a área.