A aprendizagem de Ciências e Matemática é imprescindível ao cidadão do século XXI, daí a preocupação em buscar maior eficiência e eficácia no ensino-aprendizagem nesta área. Países como o Brasil, em que há muita deficiência em relação ao que vem sendo concretizado, precisam urgente de mudanças que gerem impacto, que sejam obtidas evidências sobre procedimentos, estratégias e tecnologias. Espera-se que o livro também contribua para a educação continuada do professor, muito alardeada e raramente merecendo o cuidado devido da parte do próprio professor e das autoridades educacionais. Busca-se, assim, que a alfabetização científica e a alfabetização matemática alcancem a todos os seres humanos. Sumário Prefácio – Gilberto L. M. Selber Apresentação Ensino de Ciências e Matemática: Análise de Produção Científica – Geraldina Porto Witter e Jéssica Rodrigues Silva Representações Sociais de Professores de Biologia sobre o Ensino de Biotecnologia – Moacir Wuo e Willian Antonio Guimarães Saberes Docentes: Prática e Formação – Moacir Wuo e Wagner Wuo Causas do Mau Desempenho em Avaliação de Física no Ensino Médio – Adilson Camilo de Barros Ensino de Matemática no Mathematics Teaching (Janeiro/2008) – Geraldina Porto Witter e Jéssica Rodrigues Silva Leitura de Artigos Científico na Formação de Professores de Biologia – Moacir Wuo Sobre os Autores