"Aprender é uma operação que não se resume a adquirir noções, mas consiste em reter o que foi lido, reproduzir e reconhecer uma série de experiências e pensamentos. Portanto, é imprescindível educar a memória. Logo após o estudo de algum ponto ou matéria, nota-se que o esquecimento também trabalha: a mente elimina noções dispensáveis. Sem disciplina, entretanto, nunca haverá um jogo útil entre memória e esquecimento, entre horas de estudo e horas de descanso. Para facilitar o aprendizado e fixar na memória os conteúdos apreendidos, basta proceder a uma série de operações sucessivas e gradativas no tempo. Repetir é importante, mas não é só. Saber de cor nem sempre vai além de um papaguear mecânico. As técnicas psicológicas de memorização são complexas, mas podem ser utilizadas simplificadamente pelo estudante. Algumas indicações: - ler mentalmente e compreender o assunto; - reler, se necessário em voz alta; - concentrar a atenção em aspectos específicos, nomes, proposições, conceitos etc.; - notar semelhanças, diferenças, relações; - anotar os conhecimentos adquiridos, selecionando os principais; - fazer fichas com esquemas que incluam, de um lado, a sequência das noções principais (em frases breves e sintéticas) e, de outro, os nomes, as situações e outras características que se referem a cada uma dessas noções; e - nunca esquecer de repousar, pois uma mente que esteja cansada aprende pouco e retém com dificuldade. Agora você tem como primeiro desafio o de estar pronto para ler, disposto a aprender e aproveitar a leitura. Logo, educar a memória é estabelecer um diálogo abstrato pelo desejo de compreender."