Não faz muito tempo poucos anos na verdade que um autor podia escrever, enviar o texto para uma editora, e se estivesse bom, receber uma proposta, e então o livro seria publicado, distribuído, e se o autor quisesse daria uma entrevista ou outra e fim. Os bons tempos ficaram para trás. Mesmo! Noventa e nove por cento das editoras me fazem uma pergunta muito simples quando digo que estou trabalhando com um autor que escreve bem: ele é bom comunicador, tem potencial de venda? Não é o texto que teria potencial de venda, mas o autor, através da sua capacidade de se comunicar. Quando retorno para o autor para perguntar-lhe se ele está disposto a construir a partir de si uma plataforma para comercializar a sua obra, a maioria diz: Sim, posso . Mas não sei como. Nunca falei em público, nunca dei uma entrevista, nunca fiz nada a não ser sonhar em ser escritor famoso. Oops! Big oops! Tony, neste manual da série Book-in-a-Box, vai mencionar um chavão do Chacrinha: Quem não se comunica se trumbica. Traduzo: caro futuro famoso autor, quem não se comunica não será publicado. Pior, se por um acidente for publicado, não venderá e nunca mais será publicado. O que, na minha opinião, é ainda pior, porque esse autor provou do bolo e em seguida foi expulso da festa. Ouch! Big ouch! Existem alguns segredos para ser um bom comunicador e Tony, generosamente, revelará todinhos para você.