Experiências inovadoras e tecnologia educacional destina-se aos professores do ensino superior e da educação básica, aos estudantes de licenciaturas, bem como a todos os que de uma ou outra forma se encontram engajados na luta por uma educação de qualidade, voltada para a formação do cidadão cosmopolita. A inovação surge em função de um desajuste no sistema, que gera uma tensão entre o que se deseja e o que se tem na realidade. A tomada de consciência de uma situação problema geralmente impulsiona a inovação. Para que ocorra a inovação, é necessário um grupo de pessoas dispostas a levar a cabo projetos de mudança. 0 professor que participa ativamente de inovação experimenta um crescimento pessoal e profissional maior do que aquele que utiliza a prática rotineira. Ele tem a sensação de dominar mais situações, de maior segurança, de crescerem idéias e habilidades. A inovação é um novo construdo educativo intencional, capaz de melhorar a qualidade do ensino. Um clima de inovação favorece a inovação, enquanto que a rotina conduz ao imobilismo e á insatisfação. Além de apresentar algumas experiências inovadoras exitosas realizadas no Rio Grande da Sul - Escola Cidadã, Escola Itinerante, Projeto Integrar-, esta obra traz ao leitor aportes teóricos sobre temas polêmicos como inovação educacional, tecnologia educacional e educação á distância, uma possibilidade de democratizar e viabilizar a educação em todos os níveis e para todos.