Este livro apresenta artigos, comunicações de pesquisa, reflexões e debates sobre a violência, seus condicionantes e as possibilidades de sua superação, que foram durante o SEMINÁRIO VIOLÊNCIA NAS ESCOLAS: repensando conceitos e práticas para a cultura da não violência realizado, pelo Observatório de Educação, Direitos Humanos, Cidadania e Violência, sediado na Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia, em fins 2013. A relevância deste trabalho reside, de um lado, o fato de que a violência está se agravando no ambiente escolar como evidenciam não só as estatísticas oficiais, como estudos e pesquisas realizados no âmbito das universidades brasileiras e estrangeiras, como em relatos amplamente divulgados nos meios de comunicação de massas, no Brasil e no exterior. De outro, porque os textos, ora apresentados por estudiosos e cientistas, refletem o estado do conhecimento fenômeno da violência nas escolas, sua diversidade, suas múltiplas bases teóricas de análises, o relato de experiências realizadas por diversas instituições educacionais na busca de possibilidades de transformação desta realidade através de políticas públicas de educação, de saúde, segurança, e de redes de atores sociais no âmbito da sociedade. Espera-se que a divulgação destes trabalhos, que ressaltam a necessidade da de respeito aos direitos humanos, efetive um contexto nas escolas que contribua com ações efetivas para convivências solidárias e participativas, por parte de seus gestores, professores e alunos, para consolidação da cultura da não violência.