O livro A criatividade na arte e na educação escolar: uma contribuição à pedagogia histórico-crítica à luz de Georg Lukács e Lev Vigotski, de Maria Cláudia da Silva Saccomani, mostra a inconsistência dos jargões tão difundidos acerca do que seja a criatividade e de quais as melhores formas de se promovê-la, mas não se limita a isso. Também apresenta, valendo-se de estudos de trabalhos de Georg Lukács e de Lev Vigotski, uma substan­tiva contribuição às ações educativas que não se deixam seduzir pela enga­nosa e simplificadora contraposição entre a reprodução do que já existe e a criação do novo. [...] Como o leitor pode constatar ao ler o livro de Maria Cláudia, quando a escola trabalha para reproduzir a cultura em suas formas mais ricas e desenvolvidas, ela não está matando a criatividade, mas sim construindo bases efetivas pelas quais os indivíduos podem desenvolver a criatividade desde os mais simples e elementares atos da vida cotidiana até as mais elevadas formas de produção humana. Newton Duarte (Trecho do Posfácio)